COMO PUBLICAR O SEU PRIMEIRO LIVRO
PUBLICAR O SEU PRIMEIRO LIVRO
a gente nunca esquece”
Osvandir
ficou um ano escrevendo o seu primeiro livro, foi muito difícil. Levantava às
6h da manhã e se dedicava uma hora por dia só para escrita. Duzentas páginas de
puro suor. Na sua maneira de entender, o melhor romance do mundo. O público
alvo de 8 a 80 anos. Histórias verídicas que aconteceram com sua família nos
últimos 50 anos.
e como fazer para publicá-lo?
da Revisão por profissional competente, não envie original para alguém da
família que é professor de português. Isto é assunto para quem entende.
livro, o registro dos direitos autorais, a obtenção do ISBN, capa, impressão
até a divulgação e comercialização.
sobre a capa que pode ser uma foto antiga da família ou da cidade. Pode-se
contratar um desenhista ou um que já faça este serviço na área digital, não
estes que fazem simples montagens de imagens. Têm editoras que desenham a capa
de graça.
tipo de livro será lido só pela família
do escritor. Não se iluda é a mais pura verdade. Nem espere ser contratado por
uma grande editora porque isto não vai acontecer. Nem precisa enviar os
originais, pura perda de tempo. O tipo de seu livro não se enquadra em nenhuma
delas.
inunde o seu livro com fotos, isto encarece a produção.
orçamento em várias gráficas ou editoras de sua cidade. Se preferir use a
internet, mas tome cuidado com editoras picaretas.
inicialmente uns cinquenta exemplares, para teste. Eles vão querer te vender
mil exemplares, com argumento que fica mais barato a unidade. Não caia nesta
a não ser que tenha garagem para estocar
livros não vendidos.
e receba antecipadamente cotas para cada um dos parentes interessados.
seu livro é de poesias deve tomar conhecimento que “poesia vende muito pouco no Brasil, uns 10% do total das vendas”.
Um exemplo de quem vende bem nesta área: Adélia Prado.
é mais ou menos o mesmo percentual. O que vende melhor é mesmo o romance.
área promissora é a infanto-juvenil, mas que merece certo conhecimento do
escritor. Não é só contar uma historinha e pronto.
a cores fica caríssimo. Muitas fotos ou desenhos. Poucas páginas.
bons escritores, com livros nas melhores editoras, porém pobres. Dez por cento
que pagam do direito autoral, não traz riqueza para ninguém.
só ganha dinheiro quem é conhecido no mercado: Paulo Coelho, por exemplo, que
tem editora própria e batalhou muito para isso. Nada veio de graça e nem caiu
do céu.
pior de tudo que a maioria dos escritores são maus vendedores. Bom era Monteiro
Lobato. Onde não existia livrarias ele colocava os livros nas farmácias e
mercearias.
escritor novato precisa de um empurrão: tem que ser alguém já conhecido do
povo. A TV também ajuda muito: tente o Jô Soares. Vai esperar muitos anos, mas
quem sabe um dia chega lá.
internet, com os e-books tudo é mais fácil. Monte uma página, um site ou blog e
vá colocando pequenos pensamentos no Twitter,
no Facebook ou no já velho Orkut com o seu endereço eletrônico que pode
dar ótimos resultados. Envie e-mails para os amigos. Ganhar muito dinheiro pode
esquecer. Dá para as despesas, o que já é ótimo.
conseguir destaque na internet, fatalmente será chamado pelos maiores programas
e aí é só: “fazer a fama e deitar na
cama”, eu disse cama e não lama. O Faustão divulga livros, mas tem muito
dinheiro por trás disso, só grandes editoras.
livros bonitos, com títulos chamativos, em destaque, que você vê nas livrarias,
não duvide, eles pagam por aqueles espaços.
de Antologias, Concursos Literários ou sites que aceitam textos para
publicação, tudo isso é bom para divulgar o nome. Evite os que cobram taxas.
Nem entre naqueles que são para profissionais. Não perca o seu tempo. Prêmio
Jabuti é para escritor, não para aprendiz.
meu amigo, se você já fez tudo isso e não colheu nenhum resultado, ou o livro é
muito ruim ou falhou nalguma parte.
final: Crie um blog e vá publicando as suas poesias, crônicas ou contos. Pode
até contar uma piadinha de vez em quando. Depois junte tudo e transforme num
e-book e passe a vender aí mesmo no seu blog. Fácil não?
quiser visitar o meu blog:
internet.)
Compartilhe este conteúdo:
0 comments